Categorias
Mulheres Noticias

IV Encontro Intersinodal de Mulheres

A Pastoral Popular Luterana promoveu no domingo de Ramos o IV Encontro de Mulheres da PPL, O encontro reuniu 400 mulheres dos Sínodos Uruguai, Planalto Rio-Grandense, Noroeste Riograndense e Rio Paraná. Quem acolheu o encontro foi a Comunidade Evangélica de Palmitos/SC.

O encontro tratou do tema da violência contra a mulher, especificamente a violência doméstica, sendo motivado pelo projeto “Nem tão doce lar” da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). A temática foi assessorada pelo teólogo Rogério Aguiar. Foi um ótimo domingo, com a presença de mulheres de todas as idades a fim de celebrar a vida, a fé em Jesus a partir de uma triste realidade que testemunha contra o Evangelho, que é a violência contra as mulheres.

Foi um dia especial que iniciou com o lavar das mãos com sabonetes perfumados, exalando o cheiro agradável da justiça e da dignidade. Celebramos a presença do Deus da vida que  criou todos nós, homens e mulheres, à sua imagem e semelhança, na mesma dignidade e importância. Por isto fomos confrontados por meio da palestra, da visitação à casa “Nem tão doce lar” e de variados testemunhos da violência, da discriminação, da impunidade e da exclusão dos direitos básicos que vitimam as mulheres. Nos alegramos e nos fortalecemos pela ação transformadora da fé em Jesus relatadas por uma série de convidados na parte da tarde. Foi extremamente importante e significativo a presença da Secretaria Geral da IECLB com a presença da Pastora  Carmen Michel Siegle responsável pela Coordenação de Gênero.

Ao final as participantes expressam seus sonhos e desejos pela superação da violência doméstica.

“Senhor nosso Deus. Tu que és Pai e Mãe, tu que nos carregas nos braços nos momentos em que nos sentimos fragilizadas, a ti nos achegamos. Agradecemos pelas ofertas destinadas à PPL com as quais edificaremos vidas para receber o teu Reino. Agradecemos por que tu nos fortaleces nas lutas diárias contra a violência, por justiça e paz. Queremos trazer diante de ti nossos pedidos por tantas mulheres que ainda sofrem caladas, humilhadas, escondidas. Queremos te pedir que nos uses como teus instrumentos para edificação de uma sociedade igualitária, sem sexismo, sem dominadores ou dominados, sem exploradores ou explorados. Mas, que possamos exaltar a qualidade do espírito feminino que preserva e promove a vida. Que possamos assumir o papel de cuidadoras, mas que não esqueçamos que temos em nós a força da revolução para o bem e não para o mal. Que sejamos guardadas na tua graça e que ao retornar para os nossos lares possamos levar a tua bênção transformadora junto conosco.”

A despedida foi um “até breve”. Há um compromisso assumido para o V Encontro a ocorrer em 2017.

Pastoral Popular Luterana! Fé e Ação!!!

 

 

Uma resposta em “IV Encontro Intersinodal de Mulheres”

foi gratificante …o tema muito bem trabalhado, o local acolhedor, mulheres se encontrando e re-encontrando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *