Sem categoria

Carta Pastoral 01/2021 – Campanha da Fraternidade Ecumênica – 2021

Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor

Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade (Efésios 2,4)

09 de fevereiro de 2021.

À Diretoria do CONIC
A/c Pastor Inácio Lemke
À Secretária Executiva
Pastora Romi M. Bencke

Colegas de Ministério.

Saudamos vocês com o abraço fraterno em nome da Pastoral Popular Luterana, da IECLB. Sempre fomos incentivadores, animadores e divulgadores das Campanhas da Fraternidade Ecumênicas. As CFE foram decididamente uma voz firme em favor da unidade cristã como resposta ao chamado feito por Jesus de Nazaré e do Evangelho frente à realidade particular de cada Igreja e da conjuntura do país. A CFE-2021 nos parece especialmente importante pelos assuntos que o seu tema propõe, nesse tempo e enfrentamento à pandemia e ao distanciamento social responsável que praticamos.

Sabemos, e já experimentamos como pastoral popular, que a caminhada ecumênica é feita com muitos empecilhos e obstáculos que outros segmentos cristãos colocam, algumas vezes de forma crítica e outras vezes de forma agressiva e vulgar. Isso nunca nos fez desanimar e perder o foco ecumênico.

A PPL sempre atuou para o fortalecimento ecumênico dentro da IECLB e em suas comunidades, bem como para fora dela em suas parcerias com outras igrejas e movimentos sociais. Por isso, neste momento em que a CFE-2021 e o CONIC estão sendo atacados de forma agressiva e até leviana, em certos casos, por setores que desconhecem o ecumenismo e sua razão de ser e – com isso – alastrando cizânia em meio às Igrejas, comunidades de fé e à sociedade, vimos nos solidarizar com o CONIC e a CFE-2021. Vamos trabalhar mais ainda na divulgação da Campanha, nas suas propostas de estudo, sendo responsáveis e comprometidos com os estudos do tema, na defesa do ecumenismo e da presença imprescindível do CONIC com sua voz profética em meio a atual realidade brasileira.

Em solidariedade à CFE-2021 e ao CONIC!

Coordenação Nacional da PPL.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.