Categorias
Cartas Pastorais

Orientações sobre o Covid-19 (Coronavírus) – Nota da Presidência

Orientações sobre o Covid-19 (Coronavírus) – Nota da Presidência e de Pastores e Pastoras Sinodais (17/03/2020)
17/03/2020

“Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado”
(Romanos 5.5)

Os casos de infecção por COVID-19 (Novo Coronavírus) aumentam a cada dia e necessitamos complementar orientações emitidas pela Presidência da IECLB no dia 04/03/2020. Naquela ocasião, a suspensão de atividades comunitárias foi considerada. Diante do agravamento do quadro, Presidência, Pastoras Sinodais e Pastores Sinodais da IECLB orientam a suspensão imediata, e por tempo indeterminado, de todas as atividades comunitárias que envolvem encontro presencial de pessoas, sejam elas de qualquer idade. A orientação se aplica inclusive aos lugares que não possuem casos ou relatos de casos do Novo Coronavírus. Dependendo da evolução da pandemia, a suspensão será revista e novas orientações serão emitidas.
Esta medida soma-se aos diversos esforços nacionais e mundiais para diminuir a proliferação do vírus. É tempo de incerteza, cautela e cuidado. Suspender atividades não é exagero, mas é atitude de responsabilidade com a vida. A propagação do vírus acontece através da proximidade e do contato físico. Suspendemos as atividades presenciais para evitar consequências desastrosas e trágicas. Agir preventivamente é tarefa de todas as pessoas, comunidades e lideranças. Reforçamos que as orientações e os decretos de qualquer instância governamental a este respeito devem ser obedecidos.
A suspensão de atividades presenciais não significa cancelamento de todas as atividades comunitárias. O trabalho e o cuidado ministerial não cessa, mas ganha outros formatos. Lembramos que todas as pessoas batizadas são chamadas a cuidar umas das outras. O povo de Deus deve continuar a vivência da fé e o vínculo com irmãs e irmãos através de outros meios, tais como:
– Oração. Vamos unir nossos corações, pensamentos e vozes em oração diária. Propomos que membros da IECLB se unam diariamente em oração às 7h e às 19h. A oração pode ser feita em qualquer lugar e através dela sentiremos a união no corpo de Cristo.
– Reuniões em família e cultos domésticos. As pessoas podem realizar leitura bíblica e orações em suas casas. Os Sínodos e a Secretaria Geral da IECLB oferecerão recursos para estes momentos (www.luteranos.com.br).
– Culto sem presença de público. Semanalmente, o Portal Luteranos disponibilizará pelo menos um culto gravado em vídeo. O Portal Luteranos já dispõe de estudos e cultos realizados em outras ocasiões. De acordo com a possibilidade, Ministras e Ministros podem gravar cultos e mensagens e transmiti-los através das redes sociais.
– Visitação. De maneira geral, não deve haver trabalho de visitação, salvo em casos de extrema necessidade. Entretanto, podemos “visitar” pessoas através de um telefonema ou de mensagens por outros meios.
– Sepultamentos. Nos ofícios de sepultamento, todas as pessoas devem evitar contato físico. Recomendamos realizar cerimônias mais breves e, onde possível, em lugares abertos. Em todos os casos, tomar as medidas de distância e higienização (sem distribuição de hinários e outros recursos impressos). No caso de falecimento em decorrência do Coronavírus, obedecer às orientações da autoridade de saúde.
– Templos abertos. Avaliar a possibilidade de manter igrejas e locais de culto abertos para pessoas que individualmente buscam um lugar para orar e meditar. Se houver mais pessoas no recinto, uma distância mínima entre uma e outra deve ser observada e os meios de higienização disponibilizados.
O cuidado com a vida e a ação diaconal fazem parte da essência da Igreja. Ao longo da história, a Igreja de Jesus Cristo demonstrou sua fidelidade ao Evangelho com atuação solidária em momentos de sofrimento. Mais uma vez, Deus nos chama para enfrentar uma situação difícil com fé, disposição para servir, ânimo e esperança.
“Não me desampares, SENHOR; Deus meu, não te ausentes de mim. Apressa-te em socorrer-me, Senhor, salvação minha” (Salmo 38.21-22).

Pa. Sílvia Beatrice Genz – Pastora Presidente da IECLB
P. Odair Airton Braun – Pastor 1º Vice-Presidente IECLB e P. Sinodal do Sínodo Paranapanema
P. Dr. Mauro Batista de Souza – Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB
P. Afonso Adolfo Weimer (Sínodo Rio Paraná)
P. Carlos Eduardo Müller Bock (Sínodo Rio dos Sinos)
P. Dr. Claudir Burmann (Sínodo Norte Catarinense)
P. Décio Weber (Sínodo Centro-Campanha-Sul)
P. Elisandro Rheinheimer (Sínodo Mato Grosso)
P. Gilciney Tetzner (Sínodo Vale do Taquari)
P. Guilherme Lieven (Sínodo Vale do Itajaí)
P. Ismar Schiefelbein (Sínodo Espírito Santo a Belém)
P. Jair Luiz Holzschuh (Sínodo Uruguai)
P. Joel Schlemper (Sínodo Centro-Sul Catarinense)
P. Me. Marcos Jair Ebeling (Sínodo Sudeste)
Pa. Patrícia Bauer (Sínodo Brasil Central)
P. Ricardo Cassen (Sínodo Planalto Rio-Grandense)
Pa. Roili Borchardt (Sínodo Sul-Rio-Grandense)
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer (Sínodo Nordeste Gaúcho)
Pa. Vera Lúcia Engelhardt (Sínodo da Amazônia)
P. Vilson Emilio Thielke (Sínodo Noroeste Riograndense)
https://www.luteranos.com.br/textos/coronavirus/orientacoes-sobre-o-covid-19-coronavirus-nota-da-presidencia-e-de-pastores-e-pastoras-sinodais-17-03-2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *