Categorias
Mensagens e Manifestos

Carta de Repúdio às agressões contra a Ministra Marina Silva

Palmitos/SC, 29 de maio de 2025.


A PPL – Pastoral Popular Luterana, comprometida com a democracia, a ética e o respeito às instituições, manifesta o mais veemente repúdio às agressões verbais e comportamentais sofridas pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante sessão especial no Senado Federal.
A Ministra Marina Silva é uma figura de reconhecida trajetória nacional e internacional, cuja dedicação à causa ambiental e ao desenvolvimento sustentável é amplamente admirada. Suas contribuições para a proteção do meio ambiente representam um compromisso essencial com o futuro do Brasil e do planeta.
As atitudes desrespeitosas e o tom ofensivo de certas manifestações dirigidas à Ministra não apenas ferem a sua dignidade pessoal, mas também comprometem o respeito devido às instituições democráticas. O Senado Federal, enquanto espaço de debate legítimo e representativo, deve pautar-se por princípios de civilidade, diálogo construtivo e preservação do decoro parlamentar.
Reiteramos que divergências de opiniões são inerentes ao regime democrático e, quando fundamentadas em argumentos sólidos e responsáveis, enriquecem o debate público. Contudo, ataques pessoais e manifestações hostis não têm lugar em uma sociedade que almeja construir pontes e alcançar soluções justas para os desafios que enfrentamos.
Somos solidários à Ministra Marina Silva e reafirmamos a nossa confiança em seu trabalho e compromisso com o bem-estar do Brasil. Esperamos que o episódio sirva de reflexão para que o diálogo político seja requalificado, pautando-se por respeito, ética e responsabilidade perante a população brasileira.


Atenciosamente,
Coordenação Nacional da PPL