Categorias
Cartas Pastorais

CARTA PASTORAL DE NATAL

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós
cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória” (João 1.14)

Amigas e amigos,

Em 2020, inevitavelmente, vamos comemorar o Natal do menino Jesus de uma maneira muito diferente. Sim, é boa notícia de grande alegria que Deus venha até nós dessa forma tão humana, tão frágil, tão humilde, tão sem brilho, sem poder, sem aparência externa de glória e riqueza.

Neste Natal, porém, vivemos um momento trágico no país e no mundo. Há muito sofrimento ao nosso redor, muita morte e luto, muita incerteza e dúvidas sobre o que virá no ano que logo vai se iniciar. Como festejar então? Como manter a alegria do Natal, sem nos tornarmos insensíveis ou cínicos?

Cada pessoa, cada comunidade, cada grupo familiar vai dar sua resposta neste ano. E certamente vamos aprender muito, como já aconteceu durante esses últimos meses, desde março, quando a primeira pessoa faleceu no país devido à Covid-19.

Vamos nos compenetrar de que a vida está em grande perigo no país e no mundo. As vacinas em estudo e que logo estarão sendo aplicadas – assim esperamos – não serão a salvação. Disto temos que nos conscientizar. Pois, por muitos meses ainda teremos de manter os cuidados necessários para garantir a nossa saúde e a saúde das pessoas com quem convivemos e com quem repartimos vida, trabalho, estudo e futuro.

Assim, precisamos manter nossa vigilância fraterna e cidadã, sem perder o espírito do Natal que nos chega num momento tão difícil. Deus não se esqueceu de nós nem de nossa gente. Ele vem e vai nos levantar deste chão de lágrimas para que possamos compartilhar amor, cuidado, justiça e esperança.

A oração que segue vem do reformador Martim Lutero, que novamente serve para nos consolar e fortalecer, desde nossas fraquezas, sonhos e esperanças:

Ah, Senhor, Criador de todas as coisas,
Como pudeste te tornar tão pequeno e estar ali
Deitado sobre o capim, alimento de boi e de burro?
Foi isto que te agradou:
Mostrar-me esta verdade, que todo poder, honra e riqueza
Do mundo não tem nenhum valor diante de ti
E não servem para nada. [Amém] – Martim Lutero

Neste espírito de Cristo, recebam a Paz que excede todo entendimento!

Coordenação Nacional da PPL – Natal 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *