Categorias
Cartas Pastorais

PASTORAL POPULAR LUTERANA – PPL – IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL

CARTA PASTORAL 3/2021


“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos e filhas de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 5.9s
Amigas e amigos, companheiras e companheiros,
Na noite de 3 de setembro de 2021 realizamos a 24a Assembleia Nacional, um evento histórico da PPL. Pela primeira vez ela ocorreu de forma remota, on-line, algo que até então não conhecíamos com esta amplitude. Quase 40 pessoas estiveram conectadas por mais de duas honras, reafirmando nosso compromisso pastoral, social e ético. Outro motivo histórico é que a realizamos em meio a maior pandemia que surgiu no mundo e especialmente neste pobre país, governado por gente insana, perversa e ignorante de tudo o que é público, defesa de direitos sociais, de preservação ambiental. Assim, chamamos o nosso evento de “Assembleia da Pandemia da Covid-19” da qual saímos com a tarefa e as palavras de ordem: VACINA E VIDA PARA TODAS AS PESSOAS!
Para a PPL estas palavras concretizam nosso lema: Fé – Testemunho – Ação, que simbolicamente estão representadas nas três pétalas de nosso logotipo, em cores vermelha, azul e verde. Para pós, uma fé viva só se realiza em atos concretos, visíveis e que transformam. Esses atos começam na leitura orante da bíblia, na oração de entrega da vida e dos nossos talentos a quem é maior do que nós, na articulação com os movimentos socias e na formulação e prática de projetos que unem as pessoas em torno do evangelho vivido, encarnado, espiritualmente libertador e concretamente transformador de situações de morte em situações de VIDA.
Temos clareza de que somos uma pastoral. O espaço privilegiado é a vida cotidiana, o chão batido, a realidade das pessoas na qual o bom pastor cuida de suas ovelhas e vai adiante delas, chamando-nos para a caminhada: “Não tenham medo!” Portanto como pastoral, necessitamos estar inseridos na realidade cotidiana e, em função dessa realidade, dar um sentido e testemunho claro, fidedigno, de esperança. Nossas raízes pastorais estão fincadas no estudo da mensagem bíblica, na teologia da cruz de Lutero e na teologia da libertação. É este amálgama teológico e espiritual que nos oferece um embasamento firme para a oração pessoal e comunitária, a espiritualidade do caminho, a leitura e interpretação bíblica encarnadas e o serviço comunitário transformador.
Somos uma pastoral popular. Esse é o espaço e a realidade que a pastoral frequenta. É uma pastoral que visita a diversidade de vozes que hoje se manifestam contra a economia especulativa, as injustiças sociais, o mercado da fé, a intolerância étnica e religiosa e o sacrifício humano de mais de 580 mil pessoas falecidas devido à Covid-19 e à inépcia do governo federal e o Ministério da Saúde. A PPL entende que ninguém é detentor da verdade única, mas que o âmbito popular nos proporciona a diversidade de tensões, visões, esperanças e ações que nos fazem caminhar para outro mundo possível. Lá queremos estar presentes e participar.
Somos uma pastoral popular luterana. Somos vinculados pela fé à vivência dessa fé que liberta por graça e amor incondicional do Deus vivo que se fez gente em Jesus de Nazaré. É o que temos de mais próprio, mas bem por isso que desejamos repartir com quem caminha conosco. No meio e entre outros e outras, o jeito luterano de ser e crer é o que nos dá uma identidade própria. É este o ritmo com que bate o coração e pulsa a nossa vida quando se trata de viver a fé e praticar a justiça. Quando nossa voz se faz ouvir, não é pretensiosa a ponto de querer falar pela totalidade. Do nosso jeito de ser não conseguimos atender nem contemplar todas as questões que hoje palpitam e necessitam da presença da Igreja. Bem por isso somos parceiros e aliados de tantos outros irmãos e irmãs, diferentes de nós no seu jeito de falar, celebrar e viver sua fé. Antes, isto nos aproxima, pois na diversidade encontramos encantamento e a outra pessoa ou grupo se tornam companheiro/a de caminhada e de luta pela dignidade de vida de toda a humanidade e da criação de Deus.
Num momento dramático como o que vivemos no Brasil, manifestamos nossa total solidariedade com as famílias enlutadas, com aqueles e aquelas que – nas ruas – gritam por VIDA, por JUSTIÇA, por DEMOCRACIA, por DIREITOS HUMANOS e por LIBERDADE ANTES QUE SEJA TARDE!



Coordenação Nacional da PPL
Pastoral Popular Luterana
Rua Humaitá, 1030 – Bairro Bortolanza (Morro das Antenas) – 89887-000 Palmitos, SC (55) 9710 1990
http://pastoral.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *